Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Frente Parlamentar em Apoio aos Investimentos Estrangeiros para o Brasil, Frente InvestBrasil, foi lançada no início da tarde de hoje, 11, no auditório Memorial JK, no Eixo Monumental, em Brasília. A Frente foi instituída por meio do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 32-2021, aprovado dia 8 de agosto de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e relatoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). O objetivo principal é atrair investimentos internacionais e parcerias para a infraestrutura e o desenvolvimento do país.
Os embaixadores da Palestina, Ibrahim Alzeben (da Palestina) e Muhammad Makarfi Ahmad (da Nigéria), e o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França participaram presencialmente do evento, acompanhado online por outros embaixadores, representantes do corpo diplomático, da Apex e parlamentares.
Os parlamentares da Frente vão apoiar projetos sustentáveis das Nações Unidas, cooperações nacionais e internacionais para investimento em projetos, incentivos a empresas e mediação de parceiras com países estrangeiros. Vão apoiar também o Instituto Brasil de Investimentos e Cooperação Internacional que atua com parlamentares, sociedade civil, embaixadas e países interessados em investimentos e cooperações internacionais com o Brasil. O Instituto tem sede em Brasília (DF), São Paulo e Sorocaba (SP).
Itamaraty
“É extremamente oportuna a criação da Frente para atrair investimentos estrangeiros ao Brasil”, disse o ministro Carlos Alberto Franco França. Essa é uma pauta, que segundo o chanceler, que ele já tinha no cenário, inclusive foi discutida durante audiência esta semana com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.
Segundo o ministro, a ideia é criar no Itamaraty uma rede de postos prioritários com diplomatas focados em investimentos para o Brasil, com apoio da Apex, o BNDES, o Ministério da Infraestrutura e a Frente InvestBrasil. “Há algumas áreas que o Itamaraty pode prestar serviço muito relevante ao estado brasileiro, como o desenvolvimento e o crescimento econômico”, disse. O ministro destacou que o MRE pode dar impulso aos acordos comerciais, como é feito com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mas também com Mercosul e União Europeia, e ter sistema que permita captar as tendências mundiais para investimentos diretos.
O senador Izalci Lucas disse que fez questão de fazer o lançamento da Frente InvestBrasil no Memorial JK para lembrar que o ex-presidente Juscelino Kubitschek construiu Brasília em mil dias, com audácia, capacidade e criatividade. “Em Dubai era só areia e aqui também era só cerrado”, brincou. Segundo o senador, hoje foi a primeira de uma série de reuniões para discutir de forma suprapartidária ações junto aos organismos e instituições internacionais de fomento para atrair investimentos ao Brasil. “Vamos debater esse tema (investimentos estrangeiros para o Brasil) – que engloba várias áreas importantes – de forma séria, responsável e, sobretudo, real”, comentou.

Vídeo
Inicialmente, durante o lançamento da Frente InvestBrasil, foi apresentado um vídeo mostrando que o Brasil é um país com diversidade cultural, que acolhe a todos os povos, e tem histórico de pacificação. E que a Frente tem o compromisso de promover o desenvolvimento social, cultural, de infraestrutura e modernização de todos os estados brasileiros, visando estar em harmonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “A Frente InvestBrasil trabalhará para atrair investidores, buscando as melhores oportunidades para atuar em todos os segmentos”, segundo o vídeo apresentado.
Entre os senadores que apoiam a Frente InvestBrasil estão Antônio Anastasia (PSD-MG), Chico Rodrigues (DEM-RR), Eduardo Braga (MDB-AM), Eduardo Gomes (MDB-TO), Jaques Wagner (PT-BA), Luiz Carlos Heinze (Progressistas-RS), Marcos Rogério (DEM-RO), Nelsinho Trad (PSD-MS), Roberto Rocha (Podemos-PSD-PSL-MA), Veneziano Vital do Rêgo (Unidos pelo Brasil-MDB-PB) e Wellington Fagundes (PL-MT).