Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) representou o Brasil no evento “Da proteção à promoção social, criando cidadania econômica: oportunidades e desafios regionais”, que ocorreu entre 22 e 23 de fevereiro, em Santa Marta, Colômbia. O evento reuniu líderes de governos e representantes de organizações multilaterais, filantrópicas e acadêmicas envolvidos na luta contra a pobreza para compartilhar experiências práticas na implementação de programas de inclusão econômica e proteção social liderados por governos e que estão mudando a política social na região.
A iniciativa contou com a participação da diretora de Benefícios do Programa Bolsa Família, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), Caroline Paranayba, e do diretor de Empreendedorismo, da Secretaria de Inclusão Socioeconômica (SISEC), Alisson Ramon. Ambos apresentaram considerações sobre o Programa Bolsa Família e abordaram a inclusão socioeconômica e as possibilidades de transformação social a partir da segurança de renda.
Ao longo do evento, a diretora Caroline Paranayba lembrou que o Programa Bolsa Família e Cadastro Único constituem uma plataforma de proteção social e de redução da fome à partir da identificação qualificada da população vulnerável e da integração de estratégias e políticas públicas, como de fortalecimento à saúde, educação e moradia, entre outras. Essas ações atuam para fortalecimento das capacidades e competências dos beneficiários, na busca pela ampliação da proteção social e do acesso a oportunidades de geração de renda.
Outro tema destacado no encontro foi o da Inclusão Socioeconômica. O diretor da Secretaria Nacional de Inclusão Socioeconômica apresentou o programa de Redução da Pobreza com ênfase nas ações de empreendedorismo, em especial microcrédito. Além disso, falou sobre emprego e capacitação das pessoas do Cadastro Único, um dos três eixos do programa. Importantes temas como microcrédito, sistemas de fomento urbano, desenvolvimento do Fundo Garantidor e da atuação para implementação dos estruturadores de negócios nos territórios brasileiros também foram debatidos no evento.
Os países latino-americanos têm papel de destaque no estabelecimento de programas de proteção e assistência social em larga escala para pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, como é o caso do Bolsa Família. Tais programas, apesar de essenciais para o alívio imediato da pobreza, mantêm aderência permanente com a dimensão do desenvolvimento produtivo e humano para fortalecer as capacidades, os meios de subsistência e a resiliência das pessoas, para que indivíduos e famílias tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial e viver com dignidade e autonomia.
Fonte: OMinistério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Foto: Mds/Divulgação