O Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE) é um ciclo de eventos, que integra uma série de ações que vem sendo construídas, consolidando-se como um ecossistema de internacionalização, que tem como objetivo principal ajudar o Brasil para que o País tenha um ambiente interno positivo, nos planos político, regulatório, econômico e acadêmico. Com essa premissa e, visando sempre a evolução do programa na busca por melhorias contínuas em todas as suas ações, o FIE Brasil anunciou seu novo Embaixador, Renan Diez, diretor da Intervip Comércio Exterior.
O FIE acredita que o caminho para o crescimento das empresas brasileiras e o desenvolvimento econômico como nação, passam pela internacionalização, globalização e fortalecimento dos acordos de cooperação internacional, assim como o networking e intercâmbio cultural com lideranças de outros países.
Como parte das ações, foi criado um Think Tank FIE, que é um dos primeiros do Brasil que busca debater e ajudar a construir políticas públicas em prol do melhor ambiente de negócios internacionais para o Brasil.
Nesta quinta-feira (26), ocorre o evento online “ESG: Pilar Estratégico no Convívio com o Mercado Global”. A transmissão online inicia às 18h30.
As inscrições podem ser feitas na Sympla.
Metodologia do FIE
A metodologia do FIE consiste em trabalhar com o conceito de ecossistema de internacionalização. Desta forma, foram reunidos muito mais que empresas que querem se internacionalizar, sendo também um ambiente para reunir as que querem prestar serviços nesse ambiente.
Segundo Renan Diez, “o FIE crê em quatro setores como pilares para a construção do objetivo final, sendo: Empresa (Iniciativa privada – empresas que fazem a economia girar); Governo (Poder público – governo, agências municipais, estaduais e federais); Academia (Área acadêmica – setor onde se produz conhecimento e constrói a base de uma sociedade); Terceiro Setor (Organizações que são importantes para realizar a aglutinação de empresários e setores da sociedade).
Renan Diez destaca ainda que “a visão do FIE é que para o ambiente de internacionalização crescer e cada dia mais fazer sentido para os brasileiros dentro do cotidiano, é preciso criar espaços físicos, eventos, acordos de cooperação, missões de negócios, missões de aprendizagem, e outras ações, onde estes quatro pilares de sustentação podem coexistir e cooperar em um modelo de comunidade, se criando um ecossistema de internacionalização sustentável”.
O FIE foi idealizado e é presidido por Leonardo Tiroli, especialista em diplomacia empresarial e networking, atuando na área de desenvolvimento de negócios e aproximação de empresários e líderes de vários países. A convite de Leonardo, Renan Diez, diretor na Intervip Comércio Exterior, foi nomeado como um dos novos embaixadores do FIE.
“Fomentar o comércio exterior de forma acessível ao empresário brasileiro é um mecanismo poderoso para internacionalizarmos cada vez mais nosso ambiente de negócios. Apoio a abertura comercial em nossa missão de tornarmos o Brasil cada vez mais forte e competitivo”, disse Renan.
* As informações são da COMEX do Brasil.