Getting your Trinity Audio player ready...
|
A primeira entrada oficial de chineses no Brasil se deu no dia 15 de agosto de 1900, com a chegada de um grupo de 100 pessoas, que estavam no vapor Malange, procedente de Lisboa. Desembarcaram no Rio de Janeiro e foram conduzidas em seguida para a hospedaria de Imigrantes, em São Paulo, capital.
Para celebrar o início das comemorações desta data e a história desse povo em novo continente, o Instituto SocioCultural Brasil-China (IBRACHINA), promoveu o evento “China Week”, na noite de quarta-feira, 11, no B Hotel Brasília, no Setor Hoteleiro Norte. O Diplomacia Business esteve presente.
Durante o encontro, seguido de jantar, o presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Investimentos Estrangeiros para o Brasil, Frente InvestBrasil, senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou que o ex-presidente Michel Temer instituiu o 15 de agosto como o Dia da Imigração Chinesa no Brasil, através da Lei 13.686. “O projeto tramitou no Ministério da Cultura e foi aprovado em 2018”, lembrou o senador. A seu ver, “esse foi o pontapé inicial para durante uma semana inteira, anualmente, mostrar a cultura e o empreendedorismo chinês, principais parceiros comerciais brasileiros”.
Inicialmente os chineses trabalharam nas plantações de chá. Entre 1902 e 1906, foi construída no Rio de Janeiro (RJ), a Vista Chinesa, um mirante que lembra construções daquele país. O monumento localiza-se no bairro da Alto da Boa Vista, na floresta da Tijuca. A partir de 1950, o fluxo de chineses para o Brasil foi aumentando e se tornando mais dinâmico. O processo também ganhou força após a adoção da política de abertura do país asiático, na década de 1980, proporcionando a vinda de empreendedores chineses ao Brasil.
O Brasil e a China relacionam-se diplomaticamente desde 1974, ou seja, há 47 anos trabalham pelo fortalecimento da cooperação estratégica sino-brasileira. Desde 2009, a China se tornou o principal parceiro econômico-comercial do Brasil
IBRACHINA
O Instituto SocioCultural Brasil-China (IBRACHINA) tem como objetivo promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e dos países de língua portuguesa.
Fundado em 2018, tem sede na Avenida Paulista em São Paulo-SP. Entre as atividades que realiza estão palestras, workshops, intercâmbios e eventos culturais. Recentemente lançou, em parceria com os Correios, um selo comemorativo ao ano novo chinês.
Também administra a Ibrachina Arena, um espaço esportivo, educacional e de entretenimento localizado no bairro da Mooca. Seus 12.000 m² integram um moderno complexo multiuso para a realização de atividades esportiva e sociais. A infraestrutura é usada para a prática do futebol de campo, society, futsal e escolinha de futebol para crianças e jovens.