Getting your Trinity Audio player ready...
|
A espaçonave tripulada Shenzhou-13 foi lançada à 00h23 deste sábado (horário de Pequim) do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) nesta quinta-feira.
A nave leva três astronautas – Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu – ao espaço para a construção da estação espacial da China, revelou Lin Xiqiang, vice-diretor da CMSA, em entrevista coletiva realizada no centro de lançamento.
Eles ficarão no espaço por cerca de seis meses, a duração mais longa para astronautas chineses na história.
Depois de entrar em órbita, a espaçonave realizará um encontro automatizado rápido e se acoplará com o porto radial do módulo central Tianhe da estação espacial em órbita, formando um complexo com o módulo central e as embarcações de carga Tianzhou-2 e Tianzhou-3.
Os astronautas a bordo da Shenzhou-13 ficarão no módulo central por seis meses, trabalhando e vivendo com o mesmo cronograma da Terra, destacou Lin. Após seis meses, eles retornarão ao campo de aterrissagem de Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China, tomando a cápsula de retorno.
O lançamento será realizado com um foguete transportador Longa Marcha-2F, que está sendo abastecido com propelente, explicou Lin.
Em 20 de setembro, a China lançou a embarcação de carga Tianzhou-3 para fornecer suprimentos para a missão Shenzhou-13, incluindo um traje espacial extraveicular para backup, suprimentos para atividades extraveiculares, materiais de plataforma da estação espacial, cargas e propelentes.
Atualmente, as embarcações de carga Tianzhou-2 e Tianzhou-3 estão ancoradas nas duas extremidades do módulo central Tianhe, com todos os equipamentos funcionando bem, esperando pela chegada dos tripulantes da Shenzhou-13. A tripulação está em boas condições e todos os preparativos antes do lançamento estão em ordem, disse Lin.