Getting your Trinity Audio player ready...
|
A China prometeu apoiar Uganda enquanto o país da África Oriental se prepara para sediar a 19ª edição da Cúpula do Movimento Não-Alinhado (MNA) e a 3ª edição da Cúpula do Sul. Isso foi revelado pelo embaixador chinês em Uganda, Zhang Lizhong, ao entregar 70 carros SUV ao governo de Uganda.
Zhang disse que a China continuará apoiando Uganda no desempenho do seu papel mais importante nos assuntos regionais e internacionais e na consolidação da solidariedade entre os países em desenvolvimento através das cúpulas.
“A entrega dos 70 veículos é o exemplo mais recente do apoio inabalável da China ao Uganda”, disse o embaixador.
A China já havia fornecido 70 veículos SUV para as próximas cúpulas marcadas para janeiro de 2024.
“A China apoia firmemente Uganda na organização da 19ª edição da Cúpula do MNA e da 3ª edição da Cúpula do Sul. Uma delegação de alto nível representará o país para participar nas cúpulas”, acrescentou ele.
O embaixador disse que as cúpulas serão “um grande evento para os países em desenvolvimento aumentarem a solidariedade e alcançarem o desenvolvimento juntos, e aumentarão ainda mais a influência de Uganda nos assuntos internacionais”.
Ele prometeu a cooperação contínua entre os dois países em diversas áreas e disse que a China apoia o Uganda na manutenção da estabilidade nacional, explorando caminhos de desenvolvimento de acordo com suas próprias condições.
Musa Ecweru, ministro de Estado das Obras e Transportes que recebeu a frota de veículos, agradeceu à China pelo gesto.
Vincent Bagiire, secretário-permanente do Ministério das Relações Exteriores, disse que o país espera delegados de 120 países para a cúpula do MNA e 134 países para a Cúpula do Sul.
“Gostaríamos de agradecer à China por nos ceder estes veículos. A China e o Uganda trabalharam em vários projetos de infraestruturas. A expansão do nosso aeroporto (Aeroporto Internacional de Entebbe) por uma empresa chinesa será concluída este mês”, disse Bagiire.