Getting your Trinity Audio player ready...
|
A China continuará promovendo a cooperação fiscal e financeira entre os países do BRICS, segundo o ministro das Finanças, Liu Kun.
Ele deu as declarações na 1ª Reunião de Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais do BRICS em 2022, realizada virtualmente em 8 de abril.
“Nos últimos anos, os países do BRICS mantiveram um forte ímpeto de cooperação e fizeram contribuições importantes para otimizar a governança econômica global e impulsionar a retomada e o desenvolvimento de alta qualidade da economia global”, disse Liu.
Em meio a um crescimento econômico global lento, uma situação global complicada e um desenvolvimento global prejudicado, ele pediu aos países do BRICS que assumam suas responsabilidades e fortaleçam a coordenação de macropolítica para impulsionar a economia global.
A China tomará medidas como o compartilhamento de informações e a troca de experiências em investimentos em infraestrutura para aprofundar a cooperação fiscal e financeira entre os países do BRICS, segundo Liu.
A China trabalhará com outros países membros para alcançar resultados práticos na cooperação fiscal e financeira para se preparar para a 14ª cúpula do BRICS, que será sediada pela China.
A reunião foi copresidida por Liu e pelo presidente do banco central da China, Yi Gang, e contou com a participação de ministros das Finanças e governadores de bancos centrais de outros países do grupo.
O BRICS é a sigla para o bloco de mercados emergentes que agrupa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A China preside o BRICS este ano.