Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta sexta-feira (5), no Palácio do Itamaraty, os ministros das Relações Exteriores do Brasil e Paraguai, Carlos França e Euclides Acevedo, assinaram o acordo de criação da Comissão Binacional para a fiscalização das Contas de Itaipu.
Sendo compartilhada por dois países, Itaipu está debaixo de regulamento jurídico especial, fundamentado no princípio da binacionalidade, com absoluta igualdade em seus processos decisórios.
“A criação da comissão binacional de divisão de contas entre Brasil e Paraguai vai trazer maior transparência, maior clareza e regras de conformidade a esse gigante. Itaipu é gigante na geração de energia, que nós possamos com muita transparência comunicar isso também à sociedade brasileira e paraguaia e ao mundo”, disse França à imprensa.
“Itaipu se converte em uma ferramenta de progresso, responsabilidade social e responsabilidade com o meio-ambiente. Os processos de negociação do tratado vão tomar um tempo enorme, fluidamente e fraternamente. Agradecemos pela hospitalidade do Brasil de receber nossas propostas”, afirmou Acevedo. Ele também informou que o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, se encontrará em breve com o presidente Jair Bolsonaro para tratar de assuntos relacionados à ponte que ligará o município de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, ao Paraguai.
A agenda dos ministros também incluiu conversas sobre as agendas bilateral e regional, sobre o enfrentamento à Covid-19, o combate a ilícitos e também a modernizações no Mercosul.
Em publicação nas redes sociais, o Itamaraty garantiu que “A ampla e variada agenda temática tratada no encontro atesta o elevado nível de diálogo e cooperação entre Brasil e Paraguai”.