Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu na quarta-feira (3), o Secretário-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Sergio Abreu.
Na ocasião, conversaram sobre temas de interesse comum, como comércio, investimentos, integração regional e cooperação em áreas estratégicas, além de governança digital, a fim de promover diálogo aberto e construtivo sobre os desafios e oportunidades da integração latino-americana.
Em mais de 40 anos de atividades, a ALADI tem desempenhado papel relevante na promoção do desenvolvimento econômico e social da região. Como um dos maiores contribuintes da Associação, o Brasil reafirma seu compromisso de trabalhar em estreita colaboração com a Secretaria-Geral da ALADI e os demais países associados para reforçar os laços de amizade e de cooperação.
ALADI é o maior grupo latino-americano de integração. É formado por treze países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, representando, em conjunto, 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes (Ver indicadores socioeconômicos).
O Tratado de Montevidéu 1980 (TM80), âmbito jurídico global, constitutivo e regulador da ALADI, foi assinado em 12 de agosto de 1980, estabelecendo os seguintes princípios gerais: pluralismo em matéria política e econômica, convergência progressiva de ações parciais para a criação de um mercado comum latino-americano, flexibilidade, tratamentos diferenciais com base no nível de desenvolvimento dos países-membros e multiplicidade nas formas de concertação de instrumentos comerciais.
Além disso, a ALADI é peça-chave para a integração latino-americana, ao impulsionar acordos para aumentar o comércio intrarregional, além de construir uma ampla rede de acordos para aumentar as áreas de livre comércio na América do Sul.
Com informações do Itamaraty e da ALADI.