O ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, realizou visita oficial à Cidade do México, em 27 e 28 de abril, para copresidir, juntamente com o secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, a V Comissão Binacional Brasil-México.
A visita do ministro Mauro Vieira ocorre no contexto das comemorações do centenário da abertura da Embaixada residente do Brasil no México e reflete a retomada do caminho de aproximação entre os dois países. Foi a primeira visita de um chanceler brasileiro ao México desde 2016.
Os chanceleres trataram do aprofundamento das relações econômicas, de projetos de cooperação técnico-científica e iniciativas para estreitar os intercâmbios educacionais e os laços culturais entre os dois países. O encontro também permitiu a discussão de temas culturais, migratórios e de cooperação entre ambos os países.
A cada ano, cerca de 300 mil brasileiros visitam o México. O governo brasileiro vem buscando solução negociada para a situação decorrente da decisão unilateral do governo mexicano de voltar a exigir visto para o ingresso de brasileiros no país.
O Brasil é o 8º maior parceiro comercial do México, posição que o México também ocupa em relação ao Brasil. A exportação de produtos agropecuários brasileiros tem contribuído para os esforços mexicanos de fortalecimento da segurança alimentar e combate à inflação.
O chanceler Mauro Vieira reuniu-se ainda com o secretário-geral da Agência para a Proscrição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe (OPANAL), embaixador Flávio Bonzanini. Com sede na Cidade do México, a OPANAL é ator de relevo na luta pela eliminação das armas nucleares.
Após os encontros, foi divulgada uma lista com os atos assinados entre os dois países, que incluem um tratado de extradição, um memorando de entendimento em cooperação científica e um memorando de entendimento entre FUNAG e a Secretaria de Relações Exteriores do México. O documento pode ser lido na íntegra aqui.