Getting your Trinity Audio player ready...
|
A visita do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, à Bolívia nesta quinta-feira (4) deu um impulso às relações diplomáticas entre o Brasil e o país vizinho, com uma agenda bilateral renovada que inclui temas como hidrocarbonetos, energia, segurança, defesa, comércio e integração regional, entre outros.
Vieira foi recebido pelo Presidente Luís Arce. O Ministro entregou convites em nome do Presidente Lula para as Reuniões de Presidentes de Países da América do Sul (Brasília, 30/5), e da Cúpula dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), programada para 8 e 9 de agosto na cidade de Belém.

O chanceler da Bolívia, Rogelio Mayta, recebeu Vieira para uma reunião e disse que “a visita da delegação brasileira permitiu avançar na definição de um roteiro que estabelece e prioriza a agenda bilateral e multilateral concreta”.
Mayta afirmou que Bolívia e Brasil “não são apenas países irmãos por causa de uma fronteira de mais de 3 mil quilômetros, mas também por causa de um passado comum e de uma história política recente”.
“Com a reativação dos mecanismos de diálogo bilateral, os diversos comitês e comissões mistas começarão a trabalhar neste mês em temas de integração fronteiriça, rodoviária e ferroviária, recursos hídricos e navegação, combate ao contrabando e ao crime organizado, além de cooperação em segurança e defesa, entre outros assuntos”, acrescentou.
O ministro brasileiro destacou que “Brasil e Bolívia são parceiros históricos. Para nós, esta visita tem um caráter especial, pois representa um passo importante para a retomada plena da relação bilateral, tão afetada nos últimos anos, para voltar à longa história de amizade entre Brasil e Bolívia”,
O chanceler brasileiro reiterou ainda “o compromisso do Brasil de atuar positivamente no processo” para completar a adesão plena da Bolívia ao Mercosul.
* Com informações de Epoch.