O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a chanceler francesa, Catherine Colonna, na tarde desta quarta-feira (8/2), em Brasília. O objetivo da visita da chanceler foi preparar e conversar sobre a visita do presidente Emmanuel Macron ao Brasil, que deve acontecer ainda neste primeiro semestre. Colonna também transmitiu a Lula um convite para visitar a França sempre que quiser.
“O senhor é um convidado permanente a Paris”, disse a chanceler. Ambos conversaram sobre a parceria estratégica entre os dois países, estabelecida 15 anos atrás por Lula, e da possibilidade de renovação, ampliação e reforço desta parceria – sobretudo no que diz respeito a temas como defesa, investimentos, comércio, cultura e mudanças climáticas.
Esta é a primeira visita bilateral em nível de Ministros desde 2019
Agenda intensa
Além da agenda com o presidente, a ministra Catherine Colonna, encontrou-se com a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para discutir a agenda climática comum, a proteção da Amazônia e o objetivo brasileiro de desmatamento zero até 2030.
Com o Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, ela falou sobre a ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, da cooperação transfronteiriça na Guiana Francesa, e da defesa do multilateralismo e da democracia.
Também discutiram a retomada da Parceria Estratégica entre Brasil e FRança, com ênfase nas novas frentes de cooperação no combate à mudança do clima e no adensamento da cooperação transfronteiriça.
Na área de defesa, os Ministros saudaram os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil e debateram formas de acelerar os projetos em curso. Discutiram ainda temas de interesse para a cooperação em ciência, tecnologia e inovação.
O dia terminou com uma reunião da Ministra com pesquisadores franceses e brasileiros na sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), um lugar de cooperação científica de alto nível entre Brasil e França, para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Deixe seu comentário