O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, reuniu-se nos últimos dias com uma série de diplomatas e autoridades à margem da 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.
Na quarta (21), esteve com o vice-primeiro-ministro e chanceler do Camboja, Prak Sokhonn. Segundo o Itamaraty, ambos trataram da cooperação bilateral, dos contextos regionais e da recente designação do Brasil como parceiro de diálogo setorial da Associação das Nações do Sudeste Asiática (Asean), atualmente presidida pelo Camboja.
Ainda segundo o Itamaraty, durante os encontros, Carlos França apresentou a candidatura do professor Leonardo Nemer Caldeira Brant a uma vaga na Corte Internacional de Justiça, nas eleições que ocorrerão em novembro deste ano.
Japão
Na quinta (22) encontrou-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi. Comércio, energias renováveis, ciência e tecnologia, OCDE e assuntos consulares foram alguns dos temas tratados.
Os dois países são parceiros no âmbito do G4, junto com Índia e Alemanha, pela reforma do Conselho de Segurança da ONU. O Brasil ocupa assento não permanente no Conselho de Segurança no biênio 2022-23, assim como o Japão ocupará em 2023-24.
Sérvia
Carlos França também esteve com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Nikola Selaković na quinta-feira.
Os Ministros conversaram sobre formas de aumentar o comércio bilateral. O comércio bilateral cresceu um terço em 2021, comparado com 2020, e 33,9% de janeiro a julho de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado.
Bahamas
O chanceler brasileiro também esteve com o Ministro dos Negócios Estrangeiros das Bahamas, Frederick Mitchell.
As relações diplomáticas entre o Brasil e as Bahamas completam, neste mês de setembro, 44 anos. Em 2021, as exportações do Brasil ao país caribenho alcançaram a marca de US$ 290 milhões
* Com informações de Itamaraty. Imagens: Reprodução/Twitter
Deixe seu comentário