A embaixada do Cazaquistão no Brasil realizou em Brasília a cerimônia de abertura do Consulado Honorário do país em Santa Catarina, nesta quarta-feira (19). O Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, entregou a patente consular ao recém nomeado Cônsul Honorário Altamir Osni Teixeira.
Estavam presentes o Secretário Adjunto Articulação Nacional de Santa Catarina, Noilton Moraes, deputados federais que representam o Estado na Câmara, representantes da prefeitura de Florianópolis, empresários e mídia local.
Em seu discurso, o Embaixador Nussupov parabenizou o Cônsul Honorário por sua nomeação e destacou as áreas prioritárias para a cooperação entre o país asiático e o Estado brasileiro. Abordou ainda as oportunidades econômicas de Santa Catarina, e as atividades da empresa brasileira WEG, a primeira a ser representada no Cazaquistão.
Por sua vez, Altamir Osni Teixeira, tendo agradecido a alta nomeação e a oportunidade de representar o Cazaquistão, expressou sua disposição de contribuir de todas as maneiras para o fortalecimento das relações bilaterais entre o Cazaquistão e o Brasil.
Coletiva de imprensa
Na quarta-feira também ocorreu uma coletiva de imprensa para a mídia brasileira. O Embaixador Bolat Nussupov abordou a mensagem de setembro do Presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev ao povo cazaque “Um estado justo. Uma Nação. Sociedade próspera”, as próximas eleições presidenciais no país em 20 de novembro, além dos resultados de importantes eventos internacionais realizados recentemente em Nur-Sultan, capital do Cazaquistão.
Foram discutidos ainda os resultados do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, ocorrida em setembro no Cazaquistão. O evento contou com a participação da Presidente da União Planetária do Brasil, Isis Maria Borges de Recende.
Deixe seu comentário