Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretária-Geral da Comunidade do Caribe (CARICOM), Dra. Carla Barnett, credenciou um terceiro Embaixador da Santa Sé na CARICOM, ressaltando a importância de aprofundar as relações com o Vaticano com base em princípios compartilhados de paz, justiça e dignidade humana.
“Reconhecemos a profunda influência da Igreja Católica em toda a nossa Região como um farol de compromisso com a justiça social e a promoção do diálogo e da compreensão, especialmente em nome dos menos favorecidos”, disse a Secretária-Geral Barnett ao aceitar as Cartas Credenciais do Reverendíssimo Santiago de Wit Guzmán, em 19 de março em Georgetown, Guiana.
Barnett destacou a influência significativa da Igreja Católica na Região, particularmente seu compromisso com a justiça social e o diálogo.
Refletindo sobre o tema do Ano Jubilar da Igreja Católica, “Peregrinos da Esperança”, ela destacou sua relevância em um momento de incerteza global.
“À medida que a comunidade internacional enfrenta um ambiente afligido por uma corrente subterrânea de tumulto e incerteza, somos lembrados da necessidade de permanecer otimistas e resilientes diante dos desafios. Também é necessário que todos nós façamos nossa parte em direção a um futuro mais justo e equitativo para a humanidade”, afirmou o Dr. Barnett.
Observando que a ênfase do Vaticano no Jubileu sobre o Estado de Direito, a reconciliação e a solidariedade está alinhada com os princípios fundamentais da CARICOM de boa governança, democracia e companheirismo”, ela expressou confiança de que o Reverendo de Wit Guzmán usará sua experiência para fortalecer os laços de amizade entre a CARICOM e a Santa Sé.
O Secretário-Geral também estendeu os melhores desejos da Comunidade para a contínua recuperação e boa saúde do Papa Francisco, reconhecendo sua liderança inspiradora, compaixão e coragem, que inspiram pessoas de todas as religiões ao redor do mundo.
Em seus comentários, o Reverendo de Wit Guzmán elogiou os esforços da CARICOM na promoção da unidade política, econômica e social, e seu respeito pela diversidade cultural. Ele também destacou o papel da CARICOM na proteção dos direitos humanos e da igualdade.
Ele expressou gratidão pelo apoio que o Papa Francisco recebeu da Região durante seus desafios de saúde e reiterou o compromisso da Santa Sé com a educação e com a promoção do respeito mútuo e da dignidade humana. O Reverendo de Wit Guzmán também prometeu dedicar sua “energia e todas as oportunidades disponíveis” para fortalecer a cooperação entre o Vaticano e a CARICOM.
Fonte: CARICOM.