Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, reuniu-se nesta terça-feira, 12 de dezembro, com Jacques Michel Moudouté-Bell, embaixador do Gabão no Brasil. Na ocaisão, trataram de possibilidades de parcerias no âmbito educacional.
Brasil e Gabão estabeleceram relações diplomáticas no fim da década de 1960. A Embaixada do Brasil em Libreville – a única de país latino-americano naquela capital – foi criada em 1974. A Embaixada do Gabão em Brasília, aberta em 1976, é a única representação diplomática gabonesa na América Latina.
Em seus anos iniciais, o relacionamento foi amplamente impulsionado pelas importações brasileiras de petróleo do Gabão. Desde os anos 2000, as relações bilaterais têm se aprofundado por meio de visitas de alto nível e reuniões de consultas políticas.
Destaca-se a cooperação educacional: nos últimos 20 anos, mais de 100 alunos gaboneses obtiveram formação superior em universidades brasileiras ao amparo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), em que as vagas são oferecidas pelo lado brasileiro e, no caso do Gabão, bolsas de estudo são concedidas pelo país de origem.