Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Programa Move La América pautou boa parte das apresentações da CAPES no encontro da Associação de Educadores Internacionais (Nafsa, na sigla em inglês). O evento ocorreu em Nova Orleans, nos Estados Unidos, entre os dias 28 e 31 de maio, e juntou representantes de mais de 100 países para debater a educação superior e a pós-graduação sob a perspectiva da internacionalização.
Lançada pela Fundação em abril, a ação promove a internacionalização do Sistema Nacional de Pós-Graduação ao trazer pesquisadores de outros países da América Latina e do Caribe para estudar no Brasil. O Edital nº 7/2024 é a primeira seleção. São 300 bolsas de mestrado e 200 de doutorado – ambos na variação sanduíche – e as instituições de ensino superior têm até o próximo dia 27 para indicar potenciais bolsistas.
O grande interesse tem gerado sucessivas prorrogações no cronograma, já estendido por duas vezes. “No encontro da Nafsa, nós falamos do Move La América tanto no estande do Brasil quanto no fórum latino-americano. A maior parte das pessoas acredita serem poucas vagas para o potencial do Programa. Eu disse que é um piloto”, relatou Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da CAPES. “Houve até pedidos para incluirmos os Estados Unidos e países europeus”.
Para além do Move La América, Oppermann tratou de uma possível reorganização na relação bilateral com o Canadá. O sistema de educação superior e pós-graduação do país norte-americano é descentralizado em províncias e redes de instituições, enquanto o brasileiro se centra no Ministério da Educação (MEC), ao qual a CAPES é vinculada.
O estreitamento dos laços, explicou o diretor, passaria pela reestruturação de editais, centralizando em um só documento as oportunidades para que haja acordos diretos entre a Fundação e representantes específicos. “A internacionalização feita pela CAPES não se restringe à mobilidade acadêmica. É fundamental participar de eventos como o da Nafsa, pois neles discutimos políticas de educação superior e pós-graduação a nível global”, afirmou Oppermann.
Fundada em 1948 e com sede em Washington (EUA) a Nafsa é uma organização sem fins lucrativos voltada para a internacionalização da educação superior e da pós-graduação. A entidade conta com 10 mil membros ao redor do mundo e tem representatividade em 3 mil instituições de ensino superior.
Sobre o Programa
O Programa Move La América é uma ação da CAPES para internacionalizar a pós-graduação brasileira a partir da atração de pesquisadores dos outros países da América Latina e do Caribe. São concedidas bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche para que profissionais das nações participantes complementem seus estudos no Brasil.
Fonte: CAPES.