Neste 7 de agosto, o Brasil marca 16 anos da Lei Maria da Penha sobre a violência contra mulheres. As Nações Unidas, por meio da iniciativa global Verificado, lançam no Brasil a campanha #ParaCadaUma, sobre violência doméstica e familiar contra mulheres.
Violência contra as mulheres
O primeiro evento ocorreu no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com representantes de diversas religiões. No monumento, considerado um cartão postal da cidade, a cantora Kell Smith fez fará uma apresentação musical.
A campanha #ParaCadaUma pretende falar, tipificar e exemplificar todos os tipos de violência contra as mulheres. O objetivo é fazer com que os cinco tipos de violência – psicológica, moral, patrimonial, sexual e física – sejam identificados e nomeados, abrindo espaço para o enfrentamento a cada uma delas.
Para Roberta Caldo, do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), a campanha ajudará a esclarecer os tipos de violência, pois somente com informação adequada as mulheres poderão sair de ciclos de opressão.
Ela afirma que a campanha tem o objetivo de nomear e trazer à luz cada um dos tipos de violências caracterizados pela lei, para que homens e mulheres possam identificá-los contribuindo para que as vítimas deixem situações de abuso e sejam donas de suas histórias.
Eventos
Além do evento no Cristo Redentor, a campanha contará com ações no Museu de Arte do Rio, o Museu do Amanhã, e no Teatro Amazonas, em Manaus. As apresentações contarão com a iluminação acompanhando o “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, como forma de adesão à campanha #ParaCadaUma.
As linhas 4, 5, 8 e 9 de trem e do metrô de São Paulo terão 20 portas de vagões adesivadas e transmissão de mensagens de combate à violência doméstica e familiar nos monitores de vagões e plataformas. O VLT Carioca e a Eletromidia também apoiam a causa com a divulgação do projeto nas telas.
De acordo com a 16ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil a cada 7 horas.
Mobilização social
A campanha brasileira #ParaCadaUma é parte da iniciativa global Verificado da ONU e tem apoio institucional do Instituto Maria da Penha. O projeto Verificado é coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e conta com a colaboração da Purpose, considerada das maiores organizações de mobilização social do mundo.
Acesse: compartilheverificado.com.br