Getting your Trinity Audio player ready...
|
Pelo oitavo ano consecutivo, a Câmara Espanhola de Comércio realiza a pesquisa Investimentos e Clima de Negócios no Brasil. Ela pediu que seus associados, empresas líderes em seus setores no país, respondessem um questionário sobre suas atividades.
O levantamento tem como propósito apresentar uma panorama desses empreendimentos. O relatório apresenta os dados de entrevistas com 71 executivos em posição de gestão e liderança em empresas dos mais variados segmentos.
A análise e interpretação das respostas ficou a cargo da LLYC – consultoria de gestão de reputação, comunicação e assuntos públicos líder na Espanha e América Latina. Com 65 anos de existência, a Câmara Espanhola dedica-se à promoção das relações econômicas entre Brasil e Espanha, fortalecendo a aliança entre os dois países.
Além das grandes multinacionais espanholas presentes no país, a Câmara é composta, em sua maioria, por pequenos e médios empresários, que juntos a tornam uma instituição forte e fonte de referência nas relações bilaterais hispano-brasileiras.
Ficou evidenciado que mais de 200.000 empresas espanholas realizaram exportações em 2019, no valor de quase 300.000 milhões de euros, segundo o ICEX. Assim como observado em anos anteriores, o setor de serviços ainda concentra o maior número de empresas de afiliação espanhola com atuação no Brasil. Ele vem acompanhado pelos setores energético e de telecomunicações, com destaque para infraestrutura e construção que praticamente dobrou desde 2018, quanto alcançava 9,5%.
A Pesquisa Investimentos e Clima de Negócios no Brasil, aponta que há crescimento do número de empresas espanholas que planejam expandir seus negócios no país em 2021. Enquanto cerca de 34% têm a intenção de aumentar os investimentos em pelo menos 20% ainda neste ano, 53,57% deseja manter o volume de negócios.
O documento pode ser lido na ítegra aqui.
* Com informações da Câmara Espanhola de Comércio