Com a presença de seus conselheiros e diretores, a Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria (CMGI) apresentou aos parceiros da entidade no dia 25/01, em sua sede na União Israelita de Belo Horizonte, as atividades concluídas durante o ano de 2022 e o planejamento de ações para o ano de 2023. Dentre os parceiros presentes estavam o Cônsul de Israel em Minas Gerais Sr. Silvio Musman e o Vice-Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas) Sr. Marcos Brafman, ambos foram pioneiros na criação da CMGI e atualmente são conselheiros; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais: Sra. Kathleen Garcia Nascimento (Secretária Adjunto); Frederico Amaral e Silva (Subsecretário de Promoção de investimentos e Cadeias Produtivas); a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga cujo Secretário Dijalma Pires de Matos Barroso estava representado pelo seu Secretário Adjunto Argileu Alves e pelo Gerente de Comércio e Indústria Sérgio Moreira, que também é Diretor Regional para o Leste de Minas da CMGI.
O Presidente da entidade Sr. Paulo Jelihovschi abriu o evento falando sobre a missão instituição que é a criação de pontes entre o empresariado israelense e mineiro para gerar a criação de valor entre eles. Enumerou as ações concluídas de 2022: termos de parceria assinados com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado e com a Prefeitura de Ipatinga; a criação da Confederação Nacional das Câmaras de Comércio Brasil-Israel (CNBI); evento de carne kasher (carne permitida pelo consumo segundo a lei judaica); Pitch Day de Energia Solar, dentre outras ações. O Presidente se mostrou entusiasmado com as futuras ações em planejamento, que tem por objetivo aumentar ainda mais a interação comercial entre o Estado de Minas Gerais e Israel, incrementando o comércio exterior entre eles.
Um dos destaques de 2022 foi a assinatura de termo de cooperação com a Prefeitura de Ipatinga, representada pelo seu Prefeito Gustavo Nunes, onde prevê a cooperação com a CMGI em tecnologia, saúde, educação e investimentos. Tal acordo proporcionou a criação de uma representação da Câmara na cidade, onde foi dada a nomeação de Diretor Regional ao Gerente Sérgio Moreira, que será o elo entre as instituições. Dentre os interesses da CMGI na cidade está a atração de investimentos: conhecer os equipamentos de concessões e possibilidades de PPP com o município através do corpo empresarial ligado à Câmara de Israel.
Para o ano de 2023 está previsto estabelecer relacionamento com entidades do setor privado (ACMinas, FIEMG) e pessoas em empresas com potencial de negócios, além de eventos com parceiros e missões empresariais à Israel. Um dos pilares da entidade é o Tikkun Olam, expressão em hebraico que significa literalmente “consertar o mundo”. “Através do Tikkun Olam podemos contribuir para a nossa missão de tornar o mundo melhor para as pessoas, fazendo nosso trabalho utilizando a Câmara de Israel como um meio para o cumprimento desse propósito” afirma o Presidente Jelihovschi.
Deixe seu comentário