Brasília tem agora um Espaço Econômico e Comercial de Taiwan, uma representação para receber investidores, empresários ou mesmo governantes interessados em fazer negócios com seus pares no país asiático. O Espaço foi inaugurado ontem, 5, com uma mostra de painéis de fotografias da capital Taipé e de outras cidades de Taiwan e apresentação de quatro vitrines com 56 produtos – 10 dos quais com o selo Excellent – da Ilha de 36 km² com 23 milhões de habitantes, a 180 km da China.
Na oportunidade, o embaixador Chang Tsung-Che mostrou aos visitantes produtos do seu país, como os culinários, macarrão de arroz, frango frito e chá quente; e opções de presentes oferecidas em lojas do país. O evento durou oito horas. Para garantir o distanciamento social, a apresentação foi dividida em sete seções, cada uma com 1h de duração, para no máximo 20 pessoas. Em breve, no Espaço serão feitas reuniões e conferências de autoridades de Taiwan para empresários brasileiros.
A abertura do Espaço Econômico e Comercial de Taiwan em Brasília faz parte das comemorações dos 110 anos de independência do país. O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota; a secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos; entre outras autoridades, jornalistas e diplomatas participaram do evento.
Taiwan, hoje centro logístico da Ásia-Pacífico, é uma potência em tecnologia, pesquisa, cidades inteligentes e importante provedor de componentes eletrônicos. Em 2020, exportou para o Brasil principalmente válvulas e tubos termiônicos, diodos, transistores, além de equipamentos, peças e acessórios de telecomunicações. O Brasil, por sua vez, exportou, principalmente, milho, soja, minérios de cobre e celulose para Taiwan.
Alta competitividade
Segundo o embaixador Chang Tsung-Che, Taiwan ultrapassou economicamente os outros Tigres Asiáticos em 2020, mesmo diante da pandemia. De acordo com o diplomata, a Ilha consolidou-se como a 17ª maior economia do mundo, sendo o 3º melhor destino de investimentos e ocupando a 4ª colocação em competitividade na região Ásia-Pacífico e o 15º lugar entre as 190 economias com maior facilidade para fazer negócios.
Taiwan possui forte aglomerado industrial, localização estratégica e boa estruturada rede de assistência à saúde, fundamental para controlar a contaminação pelo coronavírus e garantir crescimento econômico de 3,11%, mesmo diante da crise mundial. “Para 2021, é esperado crescimento de 4,7%, sendo que no primeiro trimestre o Produto Interno Bruto (PIB) já registrou o incremento mais rápido da última década, com aumento de 8,16%”, explicou o embaixador.
Turismo
“Como estratégia do promover relações comerciais entre Taiwan e Brasil, queremos aumentar os comércios através de fluxo de turistas”, explicou Chang Tsung-Che. Segundo ele, 97.65% das empresas em Taiwan são médias e pequenas. “A maior parte dos 17 milhões de turistas taiwaneses estão nessas empresas. As visitas turísticas podem aumentar as possibilidade e oportunidades dos negócios”.
Durante a inauguração do Espaço Comercial de Taiwan, os visitantes ganharam sacolas com produtos, livros e folhetos sobre o país, que tem, entre outras atrações turísticas o Parque Nacional de Taroko, com 92 mil hectares e 27 montanhas com mais de 3 mil metros de altura, uma delas de mármore; e o Sun Moon Lake, um lago de cor azul turquesa, cercado de montanhas e florestas. Em Taipei, a capital, está o Museu Palácio Nacional, com uma coleção permanente de mais de 680 mil peças de artefatos chineses antigos e obras de arte. O país tem 1.100 km de linhas ferroviárias e um sistema de trilhos de alta velocidade de 350 km, ao longo da sua costa oeste, o famoso trem-bala, além de outras modernidades, muita história e oportunidades de investimentos, negócios e parcerias.
SERVIÇO:
Espaço Econômico e Comercial de Taiwan
SHIS QI 09, conjunto 16, casa 23, Lago Sul
CEP 71625-160, Brasília – DF
Telefone 61-3364-0221
E-mail: bra@mofa.gov.tw
Deixe seu comentário