Um brasileiro foi premiado na final do Stockholm Junior Water Prize, ou Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, em tradução livre.
O estudante catarinense Gabriel Fernandes Mello Ferreira, 16 anos, foi o vencedor na categoria Votação Popular, com mais de 26 mil votos. Seu Projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em estações de tratamento de água (ETAs)” teve a orientação da professora Fernanda Poleza, do Colégio São José, em Itajaí, onde ele estuda. O sistema foi construído e testado para simular as condições desse ambiente. As simulações demonstraram a eficácia do filtro projetado acima de 80% de eficiência.
Mais de 55.000 pessoas votaram na categorial People’s Choice Award e Gabriel teve mais da metade dos votos. Ele disputou com outros 31 projetos de várias partes do mundo. É a primeira vez que o Brasil conquista esse prêmio.
O jovem brasileiro afirmou que “A ciência é a chave para um futuro sustentável. É por meio dela que obteremos as respostas para amanhã. A ciência nos permitirá alcançar fontes de energia renováveis, nos permitirá limpar nossos recursos hídricos e muito mais. Por isso é preciso investir em ciência”.
Na escolha dos jurados, a categoria principal, o prêmio foi para Eshani Jha, dos Estados Unidos, por sua pesquisas sobre como remover contaminantes da água. Além disso, o Diploma de Excelência foi concedido a Thanawit Namjaidee e Future Kongchu da Tailândia, por desenvolverem uma maneira de usar resíduos orgânicos para retenção de umidade, acelerando o crescimento das plantas.
O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo é organizado todos os anos desde 1997 pelo Stockholm International Water Institute (SIWI), O objetivo da premiação é fomentar a inovação. Jovens de todo o mundo, entre 15 e 20 anos, apresentaram projetos relacionados à água e aos desafios da sustentabilidade nesta temática.
Este ano, por causa da pandemia, o evento foi realizado online. O anúncio dos vencedores foi em 24 de agosto, transmitido ao vivo de Estocolmo e ficou a cargo da Princesa Vitória da Suécia, madrinha do Prêmio. Ela também expressou grande admiração por todos os finalistas.
“O Prêmio celebra a determinação dos jovens em fazer parte de um futuro melhor. A paixão e engenhosidade que todos os participantes mostram é verdadeiramente inspiradora e uma importante contribuição para o uso da água no mundo ”, disse Torgny Holmgren, Diretor Executivo do Stockholm International Water Institute.
Com informações de SIWI.
Deixe seu comentário