Depois de cinco anos mantendo a política definida no governo Michel Temer, que reduziu postos diplomáticos no exterior, o Itamaraty está mudando a estratégia.
A partir de 2022, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, serão abertas novas embaixadas. A primeira deve ser em Manama, no Bahrein. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores haverá ampliação da equipe em Pequim, China. Há possibilidade de abertura de um novo consulado no país.
Outras mudanças incluem o envio de uma nova delegação para representar o Brasil na União Africana, em Adis-Abeba, Etiópia, a abertura de um consulado em Marselha, na França, e outro nos Estados Unidos., provavelmente em Seattle, mas Portland também é uma possibilidade.
As decisões visam, além da busca de mais negócios com o Brasil, atender a demanda da comunidade brasileira na Europa e nos Estados Unidos. Ainda segundo o jornal, o chanceler Carlos França depende de um aumento no orçamento da pasta para a concretização desses planos. O recurso precisa de aprovação do Congresso Nacional.
Deixe seu comentário