Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) e a Embaixada do Reino Unido assinaram, nessa semana, um Memorando de Entendimento fortalecendo o “Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil em Digitalização do Setor Público e Transformação Digital”. O documento foi assinado pelo titular da SGD, Rogério Mascarenhas, e pela ministra conselheira do Reino Unido (vice-chefe da missão britânica no Brasil), Melanie Hopkins, na sede do MGI, em Brasília.
Na ocasião, também foi apresentado o “Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital”, fruto de uma primeira rodada de ações que agora serão aprofundadas, com a assinatura de um novo memorando de entendimentos. Os próximos focos de atuação envolvem temas como privacidade e segurança.
“Esta cooperação é a renovação de um processo que vem desde 2020. Tivemos muito foco em olhar a experiência do Reino Unido nessa questão dos portais, observando como a interação era feita. Foi uma experiência bem exitosa. Este segundo ciclo vem aprimorando na área de segurança e privacidade, além de acessibilidade. Eles têm cooperado muito em questões de frameworks e capacitação. E este ciclo continua”, disse o secretário de Governo Digital. Mascarenhas lembrou que a contrapartida brasileira tem sido apresentada de diversas maneiras. “Sobretudo na forma com que conseguimos alcançar esses níveis de volumetria. É uma parceria que deve durar muitos anos”, reforçou.
“Tanto o Brasil quanto o Reino Unido têm interesse em usar essas novas tecnologias para melhorar o serviço público, mas com inclusão”, comentou Melanie Hopkins. “Essa troca, baseada nas conversas francas, na corporação, vai ajudar as duas partes. E o Reino Unido também aprende muito com o Brasil, por causa da escala do Brasil e pelo tamanho da ambição na área digital, neste período”, completou a conselheira do Reino Unido.
Governo Digital
A secretária adjunta da SGD/MGI, Luanna Roncaratti, também apresentou questões tratadas como prioridade pelo Brasil na área de governo e transformação digital, com capacidade de colaborar com a agenda do G-20 nessa área.
“Estamos atuando muito fortemente no grupo de economia digital. É um tema bastante transversal, que envolve muitos ministérios. Temas que vemos com muito potencial envolvem a discussão de ‘governo digital’ e seu papel na construção de infraestruturas públicas digitais”, explicou Luana. Ela ressaltou que os debates sobre conectividade e infraestrutura de acesso também são prioritários, por serem temas ainda bastante relevantes para o Brasil.
Também acompanharam a assinatura do memorando de entendimento a assessora de Assuntos Internacionais da SGD/MGI, Karine Kraemer Barbosa; o diretor de Privacidade e Segurança da Informação da SGD/MGI, Leonardo Rodrigo Ferreira; além de Mariana Cartaxo e Letícia Hungria, da Embaixada Britânica.
As informações são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.