O ministro do Comércio e Desenvolvimento da Finlândia, Ville Skinnari, quando esteve em visita ao Brasil na semana passada, foi acompanhada por uma delegação empresarial focada nas áreas de digitalização, comunicação crítica e defesa. A visita ocorre pouco tempo após o leilão do 5G, aproveitando a abertura de um novo mercado. A empresa finlandesa Ericsson, que fornece antenas e infraestrutura para telecomunicação opera há décadas em solo brasileiro.
Durante encontro em Brasília do ministro Skinnari encontrou-se com o ministro-chefe Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), general Augusto Heleno, os países assinaram um Memorando de Entendimento na área de segurança cibernética.
Desde 2015, os países já possuem um Memorando nos segmentos de de pesquisa, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços de defesa.
Os termos do novo instrumento de cooperação incluem, por exemplo, o compartilhamento de ateísmo, expertise e know-how e experiências.
“A segurança cibernética se aplica a todos os usuários de serviços digitais, independentemente das fronteiras nacionais. A cooperação internacional é bem-vinda. Ele aumenta a segurança cibernética geral e oferece oportunidades para fornecer experiência e serviços ”, disse Timo Harakka, Ministro dos Transportes e Comunicações da Finlândia.
Com informações de Governo da Finlândia.
Deixe seu comentário