Getting your Trinity Audio player ready...
|
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu, nesta sexta-feira (10/1), com o Diretor Executivo da Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), Khaled Salmeen’s, para discutir oportunidades de investimentos da empresa nos setores de fertilizantes e gás no Brasil.
Durante a agenda, Silveira afirmou que a ADNOC se posiciona como um potencial investidor no país, como no leilão de gás que será realizado em 2025 pela Pré-Sal Petróleo (PPSA) que está em fase de estruturação.
“Estamos trabalhando de forma estratégica, sob a liderança do presidente Lula, para reduzir a dependência de importação de fertilizantes, buscando cada vez mais investimentos internacionais para expandir estes setores em nosso país. Isso fortalece o agronegócio brasileiro, gera divisas, recursos para saúde, educação e mais oportunidades para o nosso povo”, afirmou Alexandre Silveira.
Também foi destacada na reunião as possibilidades de a ADNOC investir na produção de fertilizantes no Brasil, um setor essencial para o agronegócio do país, que busca garantir maior segurança no fornecimento desses insumos. Com sua expertise no setor energético e de refino, a ADNOC pode ser um parceiro chave na ampliação da capacidade produtiva de fertilizantes no Brasil, aproveitando a crescente demanda interna e a importância do país no mercado global de alimentos.
Outro ponto relevante da conversa foi o programa “Gás Para Empregar”, lançado pelo governo brasileiro com o objetivo de impulsionar a geração de empregos e o desenvolvimento econômico, utilizando o gás natural como uma ferramenta estratégica. O Brasil busca atrair investidores para fortalecer essa iniciativa, e a ADNOC, com sua ampla experiência em projetos de gás, tem a oportunidade de se envolver ativamente neste programa, contribuindo para o crescimento do setor energético nacional.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social – MME.