Getting your Trinity Audio player ready...
|
A ministra do Esporte, Ana Moser, participou da 7° Conferência Internacional da Unesco de Ministros e Altos Funcionários e Responsáveis pela Educação Física e Esporte (Mineps VII), realizada 26 a 29 de junho, em Baku, no Azerbaijão.
O encontro é uma oportunidade para ministros do Esporte e envolvidos na pauta do mundo inteiro definirem o futuro do ecossistema do esporte para seu desenvolvimento. A conferência global envolve governos, atletas, setor privado e outras partes interessadas para aumentar o investimento no esporte, melhorar as práticas esportivas, promover a educação física de qualidade e ampliar o impacto positivo do esporte na saúde, na sociedade e na economia.
Ana Moser representou o Brasil, expondo a nova realidade do esporte brasileiro. “Hoje se marca o retorno do Brasil às discussões multilaterais sobre o esporte global. Voltamos a ter um ministério para o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte. Passamos por um momento de união, reconstrução e encorajamento. Temos a missão de transformar o esporte em uma poderosa ferramenta de transformação social e estamos engajados nesta tarefa”, iniciou a ministra.
Pela primeira vez, a conferência foi precedida por um fórum multissetorial, reunindo representantes de alto nível do setor privado, bancos de desenvolvimento, atletas e prefeitos para uma discussão coletiva sobre a importância de medir o impacto do esporte para promover a participação, atrair investimentos e melhorar o bem-estar individual e social.
O evento internacional culmina com o lançamento da Fit for Life Alliance, projeto de destaque da Unesco, baseado em esportes, projetado para acelerar a recuperação do COVID-19, apoiar a formulação de políticas inclusivas e integradas e melhorar o bem-estar dos jovens em todo o mundo. Alimentado por um pacto global de parceiros, o Fit for Life usa intervenções esportivas baseadas em dados para enfrentar crises cruzadas de inatividade física, saúde mental e desigualdade.
Parceria com Azerbaijão
A ministra manifestou o interesse do Brasil em estabelecer parcerias com países euroasiáticos, e destacou o Azerbaijão como um país que já convive com muitos atletas brasileiros atuando no futebol local.