Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em visita ao Oriente Médio, o Ministro Mauro Vieira reuniu-se, na terça-feira (19), com o Primeiro-Ministro do Líbano, Najib Mikati, em Beirute. Acompanhado pelo Embaixador do Brasil no Líbano, Tarcisio Costa, discutiu com Mikati o contexto regional fo atual conflito em Gaza e suas repercussões.
No encontro, Mikati disse estar “muito grato” pela firmeza da posição brasileira em relação ao conflito em Gaza e às tensões na fronteira Líbano-Israel. Para Mikati, o empenho diplomático do Brasil e do Presidente Lula na atual crise e no seu impacto para o Líbano honra os laços históricos entre as duas nações.
Vieira informou sobre articulações em favor da admissão da Palestina como membro pleno da ONU e agradeceu a atenção dedicada pelo governo libanês à comunidade brasileira residente no país, estimada em 22 mil pessoas.
No mesmo dia, Vieira discutiu as relações bilaterais, o conflito em Gaza e seu impacto regional com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Emigrantes do Líbano, Abdallah Bou Habib.
Durante uma entrevista coletiva, Bou Habib agradeceu o engajamento do na busca de soluções para o conflito israelo-palestino e o apoio ao trabalho da UNRWA na crise humanitária em Gaza. Vieira defendeu a importância de se trabalhar pela admissão da como membro pleno da ONU.
O Chanceler também foi recebido pelo Presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri, com quem conversou sobre o conflito em Gaza e as tensões na fronteira libanesa com Israel, bem como os riscos de alastramento pela região.
Berri elogiou o empenho diplomático e a coragem do Presidente Lula na cobrança à comunidade internacional por respostas em defesa dos civis impactados pela guerra em Gaza. Para ele, o Oriente Médio não pode prescindir da voz, da firmeza e da liderança do Presidente brasileiro.
Durante a tarde de terça, foi recebido, também em Beirute, pelo Comandante das Forças Armadas libanesas, Joseph Aoun, com quem tratou das repercussões do conflito em Gaza para as atuais tensões e hostilidades na fronteira entre o Líbano e Israel.