O Brasil anunciou, nesta segunda-feira (7), que is cidadãos brasileiros interessados em se candidatar a ingressar no programa Global Entry agora poderão fazê-lo. A inscrição deverá ser feita na plataforma do programa.
O Global Entry funciona sob responsabilidade da Autoridade de Proteção de Fronteira e Alfândega dos EUA (CBP, na sigla em inglês). Trata-se de mecanismo que concede trâmite imigratório simplificado para viajantes pré-aprovados.
O ingresso do país no programa Global Entry se enquadra em esforço por promover maior integração entre as economias do Brasil e dos Estados Unidos. A facilitação de viagens em ambos os sentidos é considerada medida eficaz de fomento não apenas do turismo, mas também dos negócios e dos investimentos.
A implementação do programa para cidadãos brasileiros, que se efetuou sob a coordenação da Casa Civil, contou com o envolvimento do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Economia, da Receita Federal e da Polícia Federal.
Histórico
O Brasil é o 12º país a participar do programa. O início das tratativas para adesão do Brasil foi iniciado em 2015, no governo de Barack Obama.
Ficou previsto desde os primeiros contatos a adoção de medidas para facilitar o trânsito de pessoas e produtos entre os dois países.
Somente em 2019, os governos do Brasil e dos EUA fecharam acordo para realizar um teste sobre o programa. Segundo a Casa Civil, foram 20 participantes. “Essa fase experimental permitirá identificar as necessidades técnicas e operacionais para o lançamento de uma fase piloto e, posteriormente, para a execução plena e ampliada do programa”, dizia a nota oficial do ministério.
* Com informações do Ministério das Relações Exteriores.