Foi publicado no Diário Oficial um decreto autorizando a criação de Consulados-Gerais em Chengdu (China), Edimburgo (Reino Unido) e Marselha (França). O mesmo ato formalizou o vice-consulado em Orlando (Estados Unidos). Sua abertura depende ainda da anuência dos governos locais.
Assim, amplia-se a rede consular brasileira no exterior, em particular em regiões onde há forte presença da comunidade brasileira. Segundo o Itamaraty, isso “demonstra o compromisso do governo brasileiro de aperfeiçoar e aproximar dos brasileiros residentes no exterior a prestação de serviços e assistência consular”. Por exemplo, o vice-consulado em Orlando atenderá uma região onde residem cerca de 180 mil brasileiros. Ele será subordinado ao Consulado-Geral em Miami.
O Brasil conta atualmente com 191 repartições que prestam serviços consulares, entre embaixadas, consulados-gerais, consulados e vice-consulados. Os novos espaços diplomáticos também atuarão nas áreas de promoção comercial e cultural e de ciência e tecnologia, em defesa dos interesses do País.
Deixe seu comentário