Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em Montevidéu, Uruguai, a Ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Celinda Sosa Lunda, participou na segunda-feira da reunião de Ministros das Relações Exteriores do Mercado Comum do Sul (Mercosul), sendo a primeira vez que a Bolívia participa de uma reunião do bloco comercial como Estado parte, juntamente com os chanceleres da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
“É um facto que reflete os primeiros resultados dos nossos esforços para alcançar a plena adesão a este importante bloco comercial. Através da nossa chanceler, Celinda Sosa, participamos de uma importante análise da situação internacional e da tomada de ações concretas para acessar novos mercados e transformar o Mercosul em uma plataforma eficaz de inserção internacional em favor do nosso povo”, destacou o presidente Luis Arce. Catacora através de sua conta na rede social X.
Por sua vez, a Ministra das Relações Exteriores valorizou a importância deste acontecimento inédito na história boliviana, destacando que os bolivianos agora podem assimilar que são cidadãos do Mercosul.
“A incorporação ao Mercosul não se trata apenas de uma questão de integração econômica, mas também de aspectos que têm muito a ver com o desenvolvimento humano, o sistema de saúde, a educação, a mobilidade humana, entre outros”, destacou Sosa.
Durante sua visita a Montevidéu e após participar da reunião do Ministro das Relações Exteriores no Palácio de Santos, a Chanceler manteve reunião com o Diretor da Secretaria Administrativa do Mercosul, Hugo Saguier.
Em 4 de julho, o presidente Luis Arce Catacora promulgou a Lei 1.567 do Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul. Posteriormente, o Presidente boliviano entregou o documento ao seu homólogo paraguaio, Santiago Peña, na 64ª Reunião Ordinária do seu Conselho, marcando um marco na política externa boliviana.
O Mercosul é a quinta maior economia do mundo, fundado em 1991 com o objetivo de promover o livre comércio e a fluidez da circulação de mercadorias, pessoas e capitais entre os seus países membros. Com a promulgação da Lei 1.567, a Bolívia está prestes a concluir sua incorporação como Estado Parte, marcando um marco em sua história de integração regional.
Fonte: Ministério das Relações Exteriore da Bolívia.