Apesar dos 87 milhões de eleitores aptos a votar, apenas 25 milhões de pessoas votaram nas eleições presidenciais e para formas uma nova assembleia na Nigéria.
O anúncio da comissão eleitoral deu a vitória a Bola Ahmed Adekunle Tinubu, 70 anos, que concorreu pelo partido atualmente no poder, o Congresso de Todos os Progressistas, APC. Ele obteve 37 por cento [8,79 milhões] dos votos válidos, segundo resultados oficiais divulgados esta semana.
“Estou muito feliz por ter sido eleito presidente da República Federal da Nigéria”, disse Bola Tinubu na capital nigeriana, Abuja, após saber do anúncio da Comissão Eleitoral Nacional Independente, INEC.
A votação deste ano foi marcada por problemas com o funcionamento do novo sistema, anunciado para poder tornar o processo mais transparente. A tecnologia utilizada baseai-se em um sistema de identificação eletrônica do eleitor por meio de dados biométricos e transmitir os resultados ao vivo das assembleias de voto para um portal seguro.
Porém, muitos eleitores não puderam participar devido a problemas com os leitores de cartões. Como nas eleições anteriores, os resultados tiveram que ser apurados manualmente em centros geridos pelo governo. Isso causou questionamento por parte dos outros candidatos.
Deixe seu comentário