Getting your Trinity Audio player ready...
|
A segunda edição da Mostra de Calendários Temáticos Japoneses foi aberta, nesta quarta-feira (19), no Hall da Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE). O evento é realizado em parceria com o Consulado Geral do Japão para o Nordeste no Recife e tem como objetivo promover um espaço cultural focado na estética e nas tradições da arte japonesa.
A iniciativa traz uma coleção de calendários ilustrados com paisagens e elementos do país asiático, permitindo que os visitantes admirem a arte do Japão. Durante o evento, também foram expostas peças japonesas tradicionais e, ao fim da abertura, os presentes puderam participar de um sorteio de um calendário autêntico. Esta é a primeira ação do segmento diplomático no Japão em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil e dá início à Agenda Internacional deste ano da BPE.
A exposição possui acesso gratuito ao público e é uma oportunidade para apreciar a riqueza cultural japonesa por meio de imagens que refletem sua história. A mostra segue em cartaz até o dia 28 de março e pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 20h45, e aos sábados, das 9h às 13h.
O gerente da BPE, Antônio Moura, falou sobre a importância da relação entre os países. “Essa exposição celebra os 130 anos do Tratado de Amizade e Navegação entre o Brasil e o Japão. O tratado este, que se estabelece em 1895, e nesses últimos 130 anos nos trouxe muitas relações positivas, um saldo construtivo de interação e de intercâmbio extremamente significativo para as nossas sociedades”, destacou Moura.
Estavam presentes na abertura da exposição o chefe de Gabinete da Secretaria de Educação do Estado, Cássio Melo; Cônsul Geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano; Cônsul Adjunto do Japão, Masami Ohno; a Vice-Cônsul, Yurina Kawabata; e assessora Cultural do Consulado, Fernanda dos Santos; a Cônsul Geral da Argentina no Recife, Julieta Grande; Cônsul da Itália em Recife, Maria Salamandra; representando o Consulado da Eslovênia, Rodrigo Afonso; a Diretora Cultural do Gabinete Português de Leitura, Maria Lencastre; Stéphane Garin, o Diretor da Aliança Francesa; Renato Hayashi, Associação Japonesa; Armando Fuentes, Relações Públicas – Shopping Norte Janga; além de outras autoridades.
Fonte: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.