Getting your Trinity Audio player ready...
|
Como faz todo ano, a BBC publicou a lista do projeto “100 Women”. que destaca aquelas mulheres que estão fazendo sua parte para uma sociedade, uma cultura e um mundo melhor.
No ranking de 2021 figuram Malala Yousafzai, a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, a primeira mulher primeira-ministra de Samoa, Fiamē Naomi Mata’afa, a professora Heidi J Larson, que chefia o Vaccine Confidence Project, e a aclamada autora Chimamanda Ngozi Adichie.
Veja a lista completa no site da BBC.
Metade da lista este ano é composta de mulheres do Afeganistão, que aparecem sob pseudônimos e sem fotos para sua própria segurança. A BBC reconheceu o escopo de sua bravura e suas realizações ao reconfigurar suas vidas em meio à retomada do poder no seu país pelo grupo extremista Talibã.
A presença brasileira foi garantida por Natalia Pasternak Taschner. Fundadora e atual presidente do Instituto Questão de Ciência, ela foi reconhecida pelo seu trabalho no combate à desinformação no país durante a pandemia de covid-19.
Ela afirmou que “Como neta do Holocausto, sei o que governos autoritários podem fazer com as pessoas. Defender a ciência no Brasil durante a pandemia foi minha contribuição para manter vivo o ‘Nunca se esqueça’.”