A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) é uma organização social sem fins lucrativos, que promove iniciativas nas áreas de cultura, ciência e negócios. Nesta terça-feira (25), foi inaugurada sua representação em São Paulo, a primeira no Brasil.
O Embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, participou de forma virtual do evento de lançamento da AILD, que ocorreu no Consulado-Geral em São Paulo.
Estavam presente autoridades e representantes da instituição fundada em Lisboa e que já tem delegações estabelecidas na França e no Reino Unido.
Segundo Gislaine Corrijo, diretora-geral da AILD no Brasil, a associação decidiu abrir uma representação no Brasil porque o país tem forte ligação com Portugal. Ela explicou que o objetivo é fomentar projetos nas áreas de cultura, educação, voluntariado e negócios, além de promover a troca de informações entre as associações das diferentes comunidades portuguesas que já existem no Brasil.
Corrijo explica que o objetivo de reunir diferentes organizações da comunidade lusodescendente será o diferencial da AILD. Somente no estado de São Paulo existem mais de 40 associações luso-brasileiras.
O embaixador Luiz Faro Ramos lembrou em seu discurso que a presença dos portugueses e lusodescendentes no país é antiga, consistente e, sobretudo, muito amorosa.
“Ficamos muito satisfeitos que uma associação internacional se interessou [pela comunidade portuguesa] no Brasil e esteja agora aqui presente”, afirmou.
A AILD foi criada em 2019, com sede em Lisboa. Segundo o site oficial, surgiu “pela consciência de que as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo são verdadeiros promotores e embaixadores de Portugal no mundo”.
Deixe seu comentário