A Associação Esportiva de Surdos de Gana procurou apoio da embaixada do Brasil em Acra para tratar dos preparativos das Surdolimpíadas de Verão. O evento ocorrerá em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, de 1 a 15 de maio de 2022.
A delegação foi liderada pelo presidente do Conselho da Associação, Kingsley Nana Kweku Asah, o diretor da Vobiss Solutions e executivos da empresa, além de jornalistas.
A comitiva esportiva foi recebida por Marco Saprano, conselheiro da Embaixada do Brasil, que colocou a embaixada à disposição para apoiar a Associação, facilitando os vistos para que a comitiva ganesa poderá participar da primeira reunião dos chefes de missão dia 14 de janeiro, no Rio Grande do Sul.
O presidente Asah agradeceu o apoio diplomática brasileiro, destacando o esforço do Ministério da Juventude e do Esporte para que os atletas surdos de Gana possam participar dos Jogos no Brasil
Surdolimpíadas
A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.
A competição, que acontece a cada 4 anos, é o evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão espera-se receber 4.500 surdoatletas e equipes de mais de 100 países.
O Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão.