A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) completa 54 anos neste domingo (8). O bloco econômico é integrado por Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã. Papua-Nova Guiné e Timor Leste participam como países observadores.
Devido à pandemia COVID-19, a comemoração do Dia da ASEAN este ano foi mais uma vez realizada online. O tema do aniversário deste ano é “Nos importamos, nos preparamos, nos prosperamos”, ou “We care, We prepare, We prosper”, no original.
O Secretário-geral da ASEAN, Dato Lim Jock Hoi, do Brunei, disse durante a cerimônia virtual que “a ASEAN aproveitou a oportunidade para se consolidar e se tornar uma comunidade mais inclusiva e resiliente desde o início da pandemia COVID19 na Ásia, em março de 2020. ”
Reiterou ainda a necessidade da ASEAN trabalhar em prol da resiliência de longo prazo em um mundo pós-pandêmico, acelerando a transformação digital inclusiva e alcançando a sustentabilidade na região em todos os setores, incluindo investimentos, agricultura, financiamento, infraestrutura, energia e gestão de desastres .
Por sua vez, a Ministra das Relações Exteriores da República da Indonésia, Retno Marsudi, exortou os Estados membros da ASEAN a assumir um papel ativo na formação da dinâmica regional e promover o princípio e os valores consagrados pela ASEAN na região Indo-Pacífica. “A pandemia não é nosso único desafio. A paz e a estabilidade regionais também exigem nossa atenção. As grandes rivalidades de poder não mostram sinais de diminuir tão cedo e têm potencial de semear divisão entre nós. A ASEAN deve estar no comando da formação de nossa dinâmica regional ”, disse ela.
O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, enviou mensagem, congratulou a Associação, dizendo que ela “conseguiu garantir a paz, estabilidade, segurança e desenvolvimento estável”. “Juntos, embarcamos em uma longa e gratificante jornada para alimentar o crescimento desta organização regional em uma entidade intimamente ligada e voltada para as pessoas”, complementou.
A celebração online foi transmitida nos canais de mídia social da ASEAN. Juntamente com os discursos oficiais, foi celebrada a segunda edição do “Dia de Vendas Online da ASEAN”. A iniciativa visa conectar empresas do mercado eletrônico aos consumidores regionais.
O evento faz parte dos esforços da ASEAN para reconstruir a confiança do consumidor, alavancando em tecnologias digitais, e visando uma recuperação econômica mais robusta. O Comitê de Representantes Permanentes da ASEAN também anunciou um webinário em 11 de agosto com foco na saúde e recuperação econômica.

Objetivos da ASEAN
Criada em agosto de 1967, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) tem como objetivos principal o desenvolvimento socioeconômico da região, a manutenção da estabilidade política, a promoção da paz, realização de projetos para a agricultura e o setor industrial, investimentos na educação e a não ingerência nos assuntos internos de outro país.
O primeiro encontro com todos os países integrantes foi realizado em fevereiro de 1976. Na ocasião, ocorreu a assinatura do Tratado de Amizade e Cooperação, que definiu os seguintes princípios fundamentais da ASEAN:
– Respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidade nacional de todas as nações;
– O direito de cada Estado para conduzir a sua existência nacional livre da interferência externa;
– Não interferência nos assuntos internos um do outro;
– A renúncia à ameaça ou uso da força;
– Cooperação efetiva entre si.
Como todo bloco econômico, as relações comerciais entre seu países integrantes se intensificam a partir da assinatura de novos acordos. Em 1992, foi criada uma zona de livre comércio, implantada gradativamente até 2008. Com isso, ocorreu a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os membros do bloco, fato que fortaleceu a produtividade e competitividade entre as nações participantes da ASEAN.
* As informações são da ASEAN.
Deixe seu comentário