Nesta segunda-feira (6), foi dado mais um passo na cooperação científica do Brasil com a França. Foi assinado o protocolo de intenções para a criação de um centro internacional de pesquisa CNRS-USP.
Os signatários foram o presidente do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) da França, Antoine Petit, e o reitor da USP, professor Carlotti Junior. O projeto terá o apoio da FAPESP.
Cooperação histórica
As comunidades científicas brasileiras e francesas trabalham em parceria desde a década de 1930. Três organizações francesas atuam no Brasil: o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS), Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (CIRAD) e o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD).
Ao longo dos anos, essas organizações encontraram parceiros governamentais no país, como a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; a Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao Ministério da Educação; a Funceme, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, além de várias universidades como a USP, de São Paulo, a Federal do Rio de janeiro e a Federal de Pernambuco, entre outras.