Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente da Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM), Luís Guimarães, integrou a comitiva ao lado do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Com duração de 14 dias na visita à China, o grupo, formado por lideranças classistas, políticos e empresários, pode estabelecer relações comerciais, buscar recursos financeiros e conhecer novas tecnologias.
Com roteiro e encontros elaborados pela ASBM, a incursão proporcionou a empresários chineses e goianos a possibilidade de realizar tratativas que vão propiciar o desenvolvimento econômico de Goiás e permitir aos investidores que expandam seus negócios para além de suas fronteiras.
“Essa amizade econômica é fundamental. A China é o principal parceiro comercial de Goiás, sendo responsável por 46,3% de todas as negociações de exportações feitas pelo estado”, ressalta o presidente da ASBM, Luís Guimarães, ao lembrar que os tratados comerciais entre o país do oriente e Goiás começaram há 30 anos.
Entre os participantes da comitiva estavam o presidente-executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (ADIAL), Edwal Portilho Tchequinho; o presidente da Associação Comercial de Goiás (Acieg), Rubens Fileti; o representante da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Veter Martins; o secretário-geral da ASBM, Jun Chen; o assessor especial da vice-governadoria Euler Morais; o assessor de assuntos internacionais do governo de Goiás, Giordano Souza e representantes de municípios goianos.
“Temos recebido investimentos chineses em áreas como mineração e produção de placas solares. E estamos em busca de mais parcerias”, acrescentou o vice-governador, Daniel Vilela.
A missão passou por cinco cidades chinesas (Beijing, Zengzhou, Langfang, Xiamem e Shanguai) onde os participantes puderam participar de feiras comerciais e realizar reuniões bilaterias com mineradoras, construtoras dos ramos habitacional e de infraestrutura, indústrias, fabricante de tratores, entre outros. A comitiva também realizou reunião com a Embaixada do Brasil na China, onde foi recebida pelo embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, integrou a comitiva e faz balanço positivo da missão. “Temos negócios já se concretizando. Tratativas que atendem a pequenos, médios e grandes negócios, que serão levados para o nosso estado, fazendo com que nossa economia deslanche ainda mais”, enfatizou.
“A ASBM tem trabalhado para garantir a atração segura e rentável de empresas na área da mineração para o estado de Goiás. O estreitamento dessa relação vai beneficiar as duas partes. Goiás se fortalece e só tem a ganhar”, reforça o presidente da ASBM, Luís Guimarães.
Ainda em 2023, a ASBM vai promover uma nova missão do Governo de Goiás à China, dessa vez liderada pelo governador Ronaldo Caiado, que dará continuidade as tratativas iniciadas na primeira viagem pelo vice-governador, Daniel Vilela. “A visita do vice-governador foi muito importante na preparação para a próxima missão. Acredito que a visita do governador será de muitos resultados positivos”, finaliza o presidente da ASBM, Luís Guimarães.
Expertise na relação internacional
Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM) possui extensa experiência no estabelecimento de novas relações comerciais entre os mais diversos entes federados, os governos chinês e brasileiro e o setor produtivo.
Em abril deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva integrou uma comitiva organizada pela ASBM com representantes do governo do Rio Grande do Norte em viagem à China. A oportunidade permitiu que fosse assinado um acordo de cooperação entre a governadora Fátima Bezerra (RN) e o vice-presidente do Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS), Yan Chengyi. O documento prevê a capacitação de profissionais para a certificação de produtos oriundos da mineração.
“Temos a facilidade dessa articulação por integrarmos, por meio da ASBM, o governo chinês com a associação fundada em Goiás. Desenvolvemos vários projetos em parceria com a Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade de Hebei e Instituto Federal do Rio Grande do Norte”, lembra Luís Guimarães, presidente da ASBM.