Nação do leste europeu, a Armênia faz fronteira com a Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irã. A cadeia montanhosa do Cáucaso se estendo por todo o território do país, atingindo o ponto mais alto no monte Ararat.
Ierevan é a capital, centro administrativo, cultura e industrial do país. Fundada por volta de 700 anos antes de Cristo, a cidade é considerada uma das mais antigas capitais do mundo. Além disso, a Armênia é tida como a primeira nação do mundo a ter adotado o cristianismo como religião de Estado, no início do século IV.
A Armênia faz parte de mais de 40 organizações internacionais, entre elas: ONU, Banco Asiático de Desenvolvimento, Organização Mundial do Comércio e Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro.
Brasil e Armênia estabeleceram relações diplomáticas em 1992, e o Brasil conta com embaixada em Ierevan desde 2006. No Brasil, a comunidade de descendência armênia está estimada em 40 mil pessoas. Desde 2010, os dois países desenvolvem um programa de cooperação técnica na área de defesa civil, entre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e o Ministério de Situações de Emergência da Armênia.