Após a implementação da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil Argentina no Ceará (CBACE) ainda em agosto deste ano, Estado mantém articulações para fortalecer e expandir parcerias comerciais com o país vizinho.
Na manhã desta terça-feira, 19 de outubro, Daniel Scioli embaixador da Argentina no Brasil, esteve reunido com o governador do Estado, Camilo Santana (PT), para debater sobre perspectivas de investimento no Ceará.
Em transmissão ao vivo nas redes sociais após a reunião, o governador pontuou que o foco do encontro foram debates sobre “parcerias importantes da Argentina no Ceará”. Segundo Camilo, o embaixador da Argentina seguirá no Estado visitando núcleos de desenvolvimento de interesse de investimentos da Argentina.
O foco da visita na tarde desta terça-feira, 19, será a perspectiva de desenvolvimento do setor têxtil do Estado. Outros segmentos de expansão na parceria comercial entre Argentina e Ceará são o de produção e exportação de trigo e o setor de vinhos.
Parcerias como a criação de novas rotas turísticas direta entre localidades do Estado e do país vizinho, assim como o aprofundamento das relações portuárias com condições especiais de frete entre o Pecém e portos da Argentina também estão sendo debatidas.
Nesta terça-feira, no Palácio da Abolição, a presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mayhara Chaves, celebrou com o governo da Argentina, representado pelo seu embaixador no Brasil, Schioli, um Memorando de Entendimento por meio do qual serão oferecidas melhores condições de apoio às empresas portenhas que exportam trigo para este Estado.
A Companhia Docas do Ceará administra o Porto do Mucuripe, que, em 2020, se tornou líder da movimentação de trigo no Brasil. O Memorando terá vigência de dois anos, prazo ao longo do qual a CDC implementará as melhorias estabelecidas no documento.
* Com informações de Governo do Ceará