A chegada do Ano Novo é uma das maiores celebrações tradicionais da China, comemorada em vários países. A partir de hoje, os chineses se despedem do Ano do Tigre (2022) e recebem o Ano do Coelho (2023), conforme o horóscopo chinês, que tem 12 signos. O coelho é considerado um animal inteligente e que traz sorte.
O calendário chinês baseia-se nos movimentos da Lua, mas também respeita o ciclo solar. Portanto, o início do Ano Novo é uma data móvel no calendário ocidental, ocorrendo normalmente entre meados de janeiro e meados de fevereiro. O ano 4721 começa em 22 de fevereiro de 2023 e termina dia 9 de fevereiro de 2024.
No Brasil, o início das festividades ocorreu na quarta-feira (18,) numa recepção oferecida pelo novo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, juntamente com as Cônsules-Gerais da China em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife.
No dia seguinte, o Consulado Geral da China em Recife, realizou, em parceria com a Secretaria de Turismo da capital pernambucana, uma festa cultural na Praça do Marco Zero. A população pôde assistir a um grande espetáculo de Dança do Leão, oficinas de montagem de lanternas chinesas, além de apreciar o espetáculo de cores e imagens, em projeções nas fachadas dos prédios.
Na sexta (20), o Consulado Geral da China em São Paulo, o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e o Chinese Bridge Club em São Paulo promoveram uma recepção com apresentações culturais, além de um espetáculo de mega projeções na fachada do Edifício Anchieta – localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.
Já no sábado (21), a Embaixada da China no Brasil oferece um concerto para convidados no Teatro Plínio Marcos, em Brasília. O show tem apoio do Governo do Distrito Federal e do Ibrachina. Músicas em mandarim e português serão executadas pela Orquestra de Câmara de Brasília, o Ibrachina Musical Project e o Grupo de Música Tradicional Chinesa.
Deixe seu comentário