Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e da Cooperação da Espanha, José Manuel Albares, condecorou o sobrevivente do Holocausto Pedro René Pérez com a Ordem do Mérito Civil pela sua coragem em contar ao mundo a sua experiência e enviar uma mensagem de paz e fraternidade.
Pedro René Pérez (Viena, 1936) foi forçado a fugir com a família da perseguição nazista na Áustria. Ele foi internado no campo de Rivesaltes, em Vichy, França, junto com seus pais. Lá ele compartilhou a internação com prisioneiros ciganos e vários republicanos espanhóis, que mais tarde salvaram sua vida.
Durante a reunião, discutiram a ligação do sobrevivente com Espanha e a sua experiência durante o Holocausto. A condecoração, como afirmou o Ministro durante a reunião, é atribuída “em reconhecimento à sua bravura, juntamente com a de toda a sua família e da comunidade sefardita que conseguiu fugir à barbárie nazi; a sua coragem em contar ao mundo a sua experiência e enviar uma mensagem de paz e fraternidade; e sua ânsia de preservar o ladino como língua de comunicação”.
Pedro René Pérez viajou para Espanha para dar o seu testemunho em vários eventos no âmbito do Mês em Memória do Holocausto, organizado pelo Centro Sefarad-Israel. Na última semana de janeiro, ele discursou no Senado por ocasião da Lei Estadual para o Dia da Memória do Holocausto e para a Prevenção de Crimes contra a Humanidade. René Pérez também participou de reuniões com estudantes e de diversos eventos públicos.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da Espanha.