Mais de 6,4 milhões de pessoas foram alcançadas com assistência humanitária vital na Ucrânia desde que o conflito militar do país com a Rússia começou em 24 de fevereiro, disseram agentes humanitários da ONU em relatório divulgado na semana passada.
Isso inclui mais de 5,7 milhões de pessoas que conseguiram colocar comida na mesa. A assistência em dinheiro foi fornecida a mais de 655.000 pessoas, permitindo-lhes cobrir algumas de suas necessidades mais básicas, afirmou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Mais de 1,5 milhão de pessoas receberam assistência médica e cerca de 352.000 pessoas receberam água potável e produtos de higiene. Quase 430.000 pessoas receberam serviços de proteção, apoio psicossocial e serviços jurídicos críticos, incluindo apoio a deslocados internos, afirmou.
Apesar dessa notável expansão, muito mais pessoas precisam urgentemente de apoio, incluindo aquelas que vivem em áreas que enfrentam fortes combates. A Organização das Nações Unidas convida as partes em conflito a remover quaisquer barreiras ao movimento de equipes humanitárias para garantir a prestação contínua de assistência que salva vidas em toda a Ucrânia, afirmou o OCHA.