O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), recebeu nesta quarta-feira, 15, a Embaixadora Encarregada da Venezuela no Brasil, Maria Teresa Belandria. Na oportunidade, o deputado reafirmou o seu apoio e compromisso com o retorno da democracia naquele país e conversou por videoconferência, com o presidente interino Juan Guaidó.
O deputado reconheceu a coragem e valentia de Guaidó no enfrentamento da ditadura e enalteceu o seu papel nas tentativas de diálogo com o regime, visando a ampliação da vacinação no país – apenas 7% da população venezuelana foi vacinada – e a entrega de remédios e alimentos para as pessoas, algo que o governo tem impedido sistematicamente.
Aécio Neves revelou que a crise na Venezuela é um tema que será retomado em breve pela CREDN, inclusive por conta do fluxo de 400 venezuelanos que ingressam diariamente no país através da fronteira com Roraima. “Coincido com a Embaixadora Maria Teresa, de que esse é um tema que não diz respeito apenas a um país, mas à toda uma região. Por isso, vamos retomar o debate e discutir como o Brasil pode envolver-se mais e melhor”, explicou o deputado.
Belnadria também agradeceu o apoio recebido do Brasil, por meio da Operação Acolhida e lembrou que se trata de uma operação elogiada em todo o mundo. Na sua avaliação, “os parlamentares brasileiros precisam envolver-se mais nas discussões sobre a Venezuela e o seu impacto. Há farta documetação da ONU denunciando todo tipo de violações praticadas pelo regime. Há preço pela cabeça de Maduro e o Tribunal Penal Internacional já aceitou iniciar um processo por crimes contra a humanidade, praticados pela ditadura”, destacou.
O deputado Claudio Cajado (DEM-BA), terceiro vice-presidente da CREDN, também participou dos diálogos.

* Com informações da Assessoria de Imprensa – CREDN
Deixe seu comentário