A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) promoveu na semana passada, o Frutas do Brasil Festival Chile, cuja finalidade é promover um encontro comercial com os importadores de mamão, para conhecer as especificidades, como a qualidade, maturação, calibres e demais informações que possam facilitar a comercialização do mamão no Chile. A Abrafrutas foi acompanhada de alguns membros da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) e representantes da Termotecnica, ambas empresas associadas a Abrafrutas.
Essa é mais uma ação do projeto Frutas do Brasil em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que tem por objetivo aumentar a participação das frutas brasileiras no mercado internacional. Para atingir esse objetivo, contempla ações promocionais e de defesa de interesses do setor no mercado de exportação.
Os participantes dessa ação estão realizando visitas técnicas comerciais no mercado atacadista de Lo Valledor e na importadora Bagno. Nesse mercado, segundo o gerente técnico da Abrafrutas, Jorge de Souza, será possível conversar com importadores e ver frutas importadas já autorizadas no país.
O grupo brasileiro também teve a oportunidade de conhecer o Mercado Atacadista Vega Central e a empresa importadora Baika, além de supermercados e pontos de varejo de frutas na capital chilena.
Com o intuito de abrir o mercado chileno para exportações do mamão brasileira, em maio deste ano, auditores do Ministério da Agricultura do Chile estiveram realizando visitas técnicas em áreas de produção no Espirito Santo para verificar o controle fitossanitário na produção do mamão. Linhares, Sooretama, Jaguaré e Pinheiros fora os locais visitados, as lavouras dessas áreas são monitoradas no âmbito do programa de exportação para os EUA.
O Espirito Santo é o maior estado produtor e exportador de mamão. O Brasil já exporta para Europa, Estados Unidos e outros países da América do Sul. Em 2021, as exportações de mamão tiveram aumento de 19% em valor e 15% em volume, comparados a 2020.
O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL
A ABRAFRUTAS, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.
Deixe seu comentário