Na sexta-feira (14). A Associação de Adidos Militares acreditados na República Federativa do Brasil (AAMAB) realizou, na Embaixada da Argentina, um evento para entrega de Medalhas de Mérito Militar. O presidente da Associação, Cel. Carlos Sanmillán e Adido da Argentina, foi o responsável pela entrega das medalhas aos condecorados.
A solenidade foi prestigiada por adidos militares de diversas embaixadas e suas esposas e amigos da AAMAB. Após os discursos e entrega das Medalhas, os convidados apreciaram um delicioso coquetel. Com direito a uma foto oficial, os Adidos presentes compartilharam um “Vinho de Honra” que foi servido no Salão “Malvinas Argentinas”.
Em seu discurso, o Cel. Carlos Sanmillán falou um pouco sobre a AAMAB e seus objetivos, ressaltando que as prioridades da Instituição giram em torno de coordenação e cooperação mútua, tendo como finalidade fundamental cultivar a solidariedade entre seus membros e aqueles com quem se relacionam, incentivar a prática de atividades recreativas e eventos de confraternização, sendo vedada qualquer atividade de cunho político, partidário e religioso.
O presidente da AMMAB lembrou que o lema em que se fundou o desenvolvimento da Associação em todos os propósitos, objetivos e incentivos é Amizade e Cooperação, sendo essencial homenagear os que tanto se dedicaram à Associação e seus membros. “É com este espírito que a Direção e Conselho de Honra da AAMAB decidiu que convinha distinguir o pessoal que aqui nos acompanha”, completou o coronel.
Ao se referir aos senhores oficiais superiores das Forças Armadas Brasileiras, Sanmillán reforçou que “a entrega desta distinção procura reconhecer o apoio prestado à Associação e membros diariamente, ajudando no cumprimento da missão”.
Foram homenageados Oficiais Superiores do Brasil, Adidos da Associação que finalizam sua missão antes do mês de setembro de 2023, completando 2 anos de serviço na função e membros com 1 e 3 anos de serviço. O coronel Sanmillán aproveitou a ocasião para lembrar e reconhecer os serviços do falecido CMG Don Juan Manuel Baez de la Rosa, citando as palavras de Dom Calderón de La Barca, poeta e soldado dos Tércios Espanhóis.
MEDALHA DE MÉRITO
A Medalha de Mérito Militar testemunha o reconhecimento da Associação de Adidos Militares acreditados na República Federativa do Brasil (AAMAB) àqueles que prestaram serviços relevantes à instituição e a seus diferentes membros. O Conselho de Honra da Medalha é composto pelo presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro da Associação, os quais deliberam sobre o mérito dos candidatos propostos.
AAMAB
Fundada há setenta anos atrás, no ano de 1952 em Brasília, a AAMAB é uma entidade jurídica reconhecida e registrada nos termos da lei brasileira, perante ao Ministério da Defesa, Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. É composta por Agregados e Adjuntos Militares das Forças Armadas ou Forças de Segurança com Estatuto Militar, credenciados junto às embaixadas estrangeiras no Brasil. O coronel Carlos Sanmillán é o atual presidente da instituição e também adido na Embaixada da Argentina.
LISTA DE ADIDOS CONDECORADOS
Oficias Superiores Brasileiros
GD Paulo Roberto Rodriguez Pimentel (EME)
ContraAlte Alexandre Bessa de Oliveira (EMA)
Brigadeiro Marcelo Lobão Schiavo (MD)
Adidos com 1 ano de permanência no Brasil
Cel. Octavio Rosales Hidalgo (Equador)
Cel. Oscar Hurtado (Colômbia)
Cel. Fernando Burgos Bobadilla (Chile)
Cel. Walter Iván Borré Troncoso (Colômbia)
Cmg. Germán Augusto Escobar Olaya (Colômbia)
Cel. Carlos Leónidas Romero Wetzel (Peru)
Maj. Oscar Ramón Vieira (Peru)
ADIDOS COM 2 ANOS DE PERMANÊNCIA NO BRASIL
C. Alte. Victor Manuel Neria Estrada (México)
Gen. Alexandro Alcântara Ávila (México)
Gel. Luis Enrique Ferrufino Mendoza (Honduras)
Cel. Patricio Chacon Hidalgo (Chile)
Cmg. Jorge Flores Vera (Chile)
Cel. Av Pedro Xavier Alvarado Rojas (Equador)
Cel. Bartolomé Paz Araoz (Peru)
Cel. Hugo Zuzunaga Oblitas (Peru)
Cel. Av. Enzo Bressano (Argentina)
Cel. Mahdi Moghaddam (Irã)
Cel. Amr Mahmoud Abd Elhamid Salam (Egito)
Tencel. Arturo Nájera Morales (México)
Adidos com 3 anos de permanência no Brasil
Comodoro Syed Misbahuddin Ahmad (Bangladesh)
Gen. Cosmas Bretu Escarras (Gana)
Gen. Bda. Muhammad Ahsan (Paquistão)
Cel. Jim Fitzgerald (Canadá)
Cel. Shigeki Kanai (Japão)
Cel. Grzegorz Wasielewski (Polônia)
Cmg. François Escarras (França)
Cel. Orhan Gozaysin (Turquia);
Cmg. Flip Portugal Capistrano (Estados Unidos)
Ten. Cel. Ryan Jensen (Estados Unidos)
Fotos da cerimônia
Deixe seu comentário