A Feira Internacional da China para o Comércio de Serviços (China International Fair for Trade in Services – CIFTIS) a ser realizada em Beijing, no período compreendido entre 02 a 07 de setembro de 2021, conta com a participação do Ministério do Comércio da República Popular da China, da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Conferência das Nações Unidas em Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD).
A CIFTIS, em conjunto com a Feira Internacional de Importação (China International Import Expo – CIIE) e com a Feira de Cantão (China Import & Export Fair) constituem a tríade das principais plataformas de exposição para a abertura da China.
A oitava sessão da plataforma CIFTIS terá o objetivo de fomentar os serviços globais e a prosperidade compartilhada, fomentando as oportunidades de negócio na área de serviços de forma abrangente, tanto no âmbito do mercado doméstico nacional chinês como no mercado internacional. Nessa oportunidade são debatidos temas sobre o desenvolvimento do comércio global, intercâmbios e cooperação no comércio de serviços.
Além disso, a CIFTIS tem desempenhado um papel primordial como plataforma chave para o comércio internacional no setor de serviços, para fomentar a troca de ideias, conectar a oferta e a demanda, compartilhar oportunidades de negócios e buscar desenvolvimento mútuo, levando a abertura e inovação e acelerando a prosperidade compartilhada.
A realização da CIFTIS 2021 promoverá um maior canal de comunicação e exercerá papel fundamental na construção da ponte sino-brasileira e da relação da China com o mundo, especialmente no que pertine ao comércio de serviços, pilar fundamental para o desenvolvimento do comércio de alta qualidade.
A CIFTIS já atraiu mais de 10.000 expositores e cerca de 1 milhão de visitantes de mais de 200 países e regiões, superando USD 500 bilhões em volume de negócios.
Na presente exposição diversas atividades on-line e presenciais permitirão maior intercâmbio, incluindo-se cimeira de comércio global em serviços, fórum de cúpula, fóruns profissionais e conferências industriais, business talks, exposição e exibição, além de atividades de suporte.
A CIFTIS fomenta o desenvolvimento do comércio de serviços focando na economia digital, que já ocupa o quarto lugar na China, tratando-se de pilar fundamental para o aprofundamento da abertura, tanto que teve alta taxa de crescimento de 9,7%, respondendo por 38,6% do PIB chinês em 2020 (USD 6,1 trilhões).
A economia digital é o novo impulsionador do crescimento econômico da China, sendo basilar na recuperação econômica e na promoção do desenvolvimento sustentável da economia global, ainda desafiada pela Covid-19.
Áreas como comércio eletrônico, telemedicina, cidades inteligentes, telecomunicação 5G, big data, inteligência artificial, educação online e agricultura 5.0 são alguns dos exemplos dos segmentos da economia digital que promoverão desenvolvimento inclusivo de alta qualidade, sendo pertinente destacar que a inclusão, junto com inovação e sustentabilidade (Environment, Social and Governance) constituem os pilares do 14º plano quinquenal da China (2021-2025), que estão sendo debatidos, desenvolvidos e exitosamente implementados pelo governo chinês, que tem focado no conceito da dupla circulação mediante o crescimento de alta qualidade ao invés do crescimento quantitativo.
Nesse sentido, a CIFTIS será uma oportunidade para aprofundar a parceria estratégica global entre a China e o Brasil, promover ainda mais o intercâmbio bilateral e cooperação pragmática para o fomento de intercâmbio nos campos de serviços técnicos, serviços comerciais, saúde inteligente, cidades inteligentes e comércio cultural, de forma a melhorar o nível de cooperação internacional econômico e comercial.
China e Brasil são interdependentes e possuem economias complementares, fazendo com que esse relacionamento de longo prazo também se reflita na importância da participação do Brasil na Feira Internacional da China para o Comércio de Serviços. Tanto que a Embaixada da República Popular da China, e os Consulados Gerais no Rio de Janeiro, Recife e São Paulo estão oferecendo apoio para a realização de diversos eventos relacionados à Feira.
Saiba mais no site oficial da CIFITS