A cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, foi recebida, na quarta-feira (24), pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante visita de cortesia ao Palácio Piratini. Heather foi ao Estado para cumprir agendas no setor metalmecânico, um dos mais representativos da economia gaúcha.
A diplomata falou sobre o interesse do Canadá no estreitamento de relações com o RS, nas áreas de ambiente, mudanças climáticas, mobilidade, tecnologia e inovação.
O governador destacou a importância da aproximação entre o Canadá e o Estado e sinalizou ter interesse na promoção e ampliação das parcerias com o país. “Estamos alinhados nos mesmos valores e propósitos e nossa equipe está à disposição para a construção de pontes com o Canadá”, ressaltou Leite.
Acompanharam Heather na audiência o cônsul e gerente do Programa Comercial, Eric Gelinas, e o chefe do Porto Alegre Trade Office, Paulo Orlandi. Pelo governo, participaram o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, e o diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Leonardo Neves.
A representação na capital paulista é responsável pela interface e as relações diplomáticas com os Estados, sobretudo com os da região Sul. No Rio Grande do Sul, o Canadá mantém escritório comercial em Porto Alegre.
Antes da ida ao Palácio Piratini, a diplomata esteve na prefeitura de Porto Alegre, em reunião com o vice-prefeito Ricardo Gomes. Durante a visitar ao Paço Municipal Cameron conheceu os principais projetos da cidade com o objetivo da realização de futuras parcerias com a capital gaúcha.
O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Canadá nas Américas, depois dos EUA e do México. O comércio de mercadorias entre Canadá e Brasil totalizou US$ 7,7 bilhões em 2019.
Deixe seu comentário