|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, ofereceu, no dia 25 de junho, um almoço em Brasília para marcar o encerramento da presidência húngara do Grupo de Visegrád (V4), bloco de cooperação formado por Hungria, Polônia, Eslováquia e Tchéquia.
O encontro reuniu representantes da diplomacia brasileira e dos países integrantes do V4, entre eles o secretário de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Roberto Abdalla, e o diretor do Departamento da Europa do Itamaraty, Flávio Goldman.
O evento ocorreu logo após a realização da cúpula do Grupo de Visegrád, que marcou a retomada da cooperação entre os quatro países sob o lema “Visegrád está de volta”. A reunião reforçou o compromisso dos membros do bloco em revitalizar o diálogo político e ampliar iniciativas conjuntas em áreas de interesse comum.
Durante o almoço, os participantes discutiram possibilidades de aprofundar a cooperação entre os países do V4 e o Brasil, com foco no desenvolvimento de projetos em parceria com instituições brasileiras. Entre os temas abordados estiveram oportunidades de colaboração em áreas como comércio, investimentos, inovação, educação, ciência e intercâmbio cultural.
A iniciativa também reforçou a importância do diálogo entre o Brasil e os países da Europa Central, evidenciando o interesse mútuo em ampliar as relações bilaterais e multilaterais por meio de projetos concretos que promovam o desenvolvimento econômico, a inovação e o fortalecimento dos laços institucionais.
O encontro simbolizou uma nova etapa nas relações entre o Grupo de Visegrád e o Brasil, destacando o papel da diplomacia como instrumento para ampliar a cooperação internacional e criar novas oportunidades de parceria entre governos, universidades e o setor produtivo.

*É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.



